Como Funciona rede interna e de internet residencial


Rede interna e de internet

Antigamente quando se falava em rede de computadores, rede interna e de internet, imaginava-se grandes empresas com servidores e vários funcionários com seus computadores conectados simultaneamente ao servidor e internet.

Hoje temos em quase todas as casas redes de computadores formadas por desktops, notebooks, celulares, impressoras, modens, smart tvs, câmeras de vigilância, entre outros equipamentos que estão interligados e conectados à rede interna e de internet via cabo ou rede sem fio.rede interna e de internet

Para aqueles que tem um computador conectado à rede interna e de internet e que já tiverem problemas em acesso à banda larga, com certeza já ouviram falar em endereço IP, IP Fixo, DNS, Gateway… nesse artigo vou tentar explicar de forma simples como funciona a rede da sua casa e sua internet.

Todo o processo começa pelo modem que busca sinal de internet, faz a autenticação de usuário e senha, recebe um endereço IP do seu provedor; o IP da internet é conhecido como IP externo; e então estará pronto para distribuir internet aos outros equipamentos. O IP externo não é o mesmo usada em sua rede interna, para saber qual o IP externo que seu modem recebeu é só acessar um dos vários sites buscando por meu IP ou IP externo.

Durante o processo de busca da internet o próprio modem inicia um processo de distribuição de IP’s na rede interna, o IP interno serve para identificar os equipamentos em rede, sendo assim dois equipamentos nunca terão o mesmo número IP e caso isso ocorra o sistema irá avisar que existe IP´s duplicado na rede. O IP interno fará com que compartilhamentos de arquivos e impressoras funcionem com ou sem internet na rede.

O Formato do IP interno e mais ou menos assim 192.168.1.100 esse IP seria o IP da sua máquina, mas além do IP da sua máquina o modem fornece mais algumas informações como Máscara de Sub-rede.

A Máscara de Sub-Rede indica a quantidade de IP’s que o seu modem pode distribuir, isso é define quantos computadores podem estar conectados simultaneamente em sua rede número esse que pode ir de 1 à 16.777.216 equipamentos, o formato da Máscara de Sub-rede é mais ou menos esse 255.255.255.0. Temos também o Gateway ou ponte de ligação.

O Gateway serve como intermediário entre a rede interna é a rede de internet externa, geralmente o Gateway é o IP utilizado para acessar o modem, pois em uma rede simples quem geralmente faz toda a ligação entre as redes interna e de internet externa é o modem, o formato do Gateway é mais ou menos esse 192.168.1.1 e finalmente temos o DNS.

DNS é o sistema de nomes de domínios da internet nesse caso podemos dizer que, são grandes bancos de dados espalhados pelo mundo que realizam a busca do site que você digitar no navegador; exemplo www.macbiz.com.br; e que após a solicitação do site o pedido é enviado ao modem que irá perguntar ao DNS onde pode encontrar o domínio solicitado, o DNS busca em seu banco de dados a localização do domínio e informa o modem como encontrar o site e o modem mostra o site para a máquina solicitante do domínio.

Existem redes muita mais complexas que contam com diversos tipos de equipamentos para diferentes funções dentro de uma rede corporativa ou até mesmo residencial, mas esse artigo se refere a uma rede residencial simples que conta apenas com o modem como distribuidor e ponte de ligação entre equipamentos residenciais a rede interna e internet.

Espero que tenha gostado e se tiver alguma dúvida ou sugestão sobre rede interna e de internet deixe um comentário logo abaixo.

Até breve.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze + treze =