Nesse artigo estarei ensinando como fazer uma simples manutenção em seu computador ou notebook, falarei sobre o desfragmentador de disco do windows, uma ferramenta básica do Windows que pode ajudar e muito a melhorar o desempenho do seu disco rígido (HD), essa técnica não irá transformar você em um técnico em informática ou que você poderá abrir uma assistência técnica para computadores e notebooks, mas auxiliará você à manter a “saúde” física do seu disco rígido (HD) e também a velocidade com que seu equipamento abre os programas e arquivos.

Desfragmentador de Disco o que faz e como usar

O desfragmentador de disco é um aplicativo que já vem instalado no próprio Windows e  serve para unir partes fragmentadas (pedaços de arquivos ou programas) do seu disco e depois os “une” tornando mais rápida a leitura dos mesmos, a fragmentação dos arquivos e programas ocorre quando em seu computador é instalado vários programas (Windows, Office, Adobe, entre outros), com o passar do tempo vários arquivos são criados ou baixados (vídeos, músicas, documentos, ...) como mostra o gráfico 1.

passado mais algum tempo esses mesmos programas e arquivos ou alguns deles são desinstalados e deletados deixando espaços vazios entre os arquivos que ainda ficaram como mostra o gráfico 2. Isso faz com que fiquem espaços vazios no seu disco que serão preenchidos com novos programas e arquivos que serão instalados e criados ao longo de um novo período, esses arquivos e programas possivelmente serão fragmentados para preencher o primeiro espaço vazio que for encontrado fazendo com que o disco rígido seja preenchido de forma desorganizada, conforme mostra o gráfico 3.

A desfragmentação irá organizar essa bagunça pegando esses pedaços que estão separados e unindo de uma forma que facilite e agilize a leitura dos programas e arquivos no seu disco rígido, deixando seu computador mais rápido, como mostra o gráfico 4.

 

Onde encontrar o desfragmentador de disco

Para abrir o Desfragmentador de Disco, clique no botão Iniciar. Na caixa de pesquisa, digite Desfragmentador de Disco e, na lista de resultados, clique em Desfragmentador de Disco.

Em Status atual, selecione o disco que deseja desfragmentar, geralmente o disco local c:

Clique em Desfragmentar disco.

O Desfragmentador de Disco pode demorar de alguns minutos a várias horas para terminar, dependendo do tamanho e do grau de fragmentação do disco rígido. Você poderá continuar a usar o computador durante o processo de desfragmentação, ele poderá ficar lento durante o processo e assim que finalizar feche o desfragmentador e volte a usar seu computador normalmente.

É recomendado desfragmentar uma vez por mês

Macbiz Informátcia - Manutenção em informáticaAssistência Técnica e Manutenção de Computadores e Notebooks - Curitiba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 + 7 =